sábado, 29 de setembro de 2012

Projeto e obra da Arena da Amazônia, o estádio de Manaus para a Copa 2014

Concepção do projeto da Arena da Amazônia


O projeto do estádio procurou uma solução altamente eficiente e funcional, preenchendo todos os requisitos da FIFA e ainda provendo uma imagem muito característica que pudesse refletir a identidade única de Manaus e da Região Amazônica. Inspirado na fascinante diversidade e formas da Floresta Amazônica, o projeto do estádio foi desenvolvido de acordo com os conceitos mais avançados em arquitetura sustentável.O uso de tecnologias inovativas e conceitos como o reuso de águas, resfriamento geotérmico, uso de bioetanol e ventilação natural irão auxiliar tanto na redução dos consumos energéticos quanto no nível das emissões.
Materiais básicos
As arquibancadas, assim como o estacionamento no entorno, serão executados em concreto, em sua maioria utilizando-se elementos pré-fabricados. A distinta cobertura será construída em aço e concreto com aberturas que serão  revestidas com membrana.
Conceito da Cobertura
Estrutura diagonal rígida de aço em balanço, protegendo 100% dos assentos, com integração total com a iluminação de refletores. Aberturas com formas orgânicas em membrana translúcida, possibilitando a
ventilação natural. Duas telas de vídeo em LED serão suspensas da estrutura da cobertura.
Tipo de gramado
Natural, dimensões 68 x 105 metros
Serviços de Alimentação
Restaurante para torcedores com aprox.: 1200 m²
Quiosques de alimentação com aprox.: 2000 m²
Áreas de alimentação VIP com aprox.: 2500 m²
Áreas comerciais 
Lojas dentro do estádio com aprox.: 250 m²
Áreas comerciais arrendáveis com acesso direto da rua com aprox.: 3900 m²
Ventilação Natural
Com um revestimento em chapa metálica termo absorvente e resfriado com água pulverizada, que é armazenada em coletores subterrâneos de água da chuva, o sistema simples e sustentável adequa-se perfeitamente à filosofia “Green Goal” (Gol Verde) de uma Copa do Mundo sustentável.
Uma vez que o teto possui áreas apenas parcialmente translúcidas, as sombras ajudarão ainda mais a limitar o ganho de calor nos lugares destinados ao público. A ventilação natural deve ser controlada por persianas com membranas móveis translúcidas, integradas às aberturas do teto.
Conceito Energético
Nas salas de controle, por meio de uma unidade combinada de calor e energia, é gerada a energia a partir de bioetanol. Esta energia alimenta dispositivos elétricos, como o sistema de holofotes para o estádio.
O calor residual da unidade combinada de produção de calor e energia é utilizado para o processo de desumidificação absorbativa nas unidades de movimentação de ar.
Coleta Da Água Da Chuva
A água da chuva é conduzida através de um dreno de telhado com sistema de sifão para as salas de controle, é recolhida em um reservatório e fornecida para a irrigação do gramado, bem como para a descarga de banheiros. Além disso, água do lençol freático, é usada para o pré-resfriamento do ar externo e é recolhida no reservatório. Isto significa resultados em um alívio do fornecimento público de água potável.
Texto: GMP

Renderes da Arena da Amazônia.

Para ampliar a foto abra em uma nova guia.   













Obras da Arena da Amazônia

Atualmente as obras da arena encontram-se 45% finalizadas onde os trabalhos estão focados na construção dos camarotes e na finalização da arquibancada inferior, paralelo a isso inicia-se a montagem da arquibancada superior da arena com o lançamento das primeiras vigas inclinadas que sustentarão as arquibancadas. Os valores investidos até hoje na obra são provenientes do Governo do Estado do Amazonas e da primeira parcela do empréstimo do BNDES que está financiando grande parte da obra, a segunda parcela do empréstimo está a ser liberado nas próximas semanas, onde há a expectativa de que o ritmo de trabalho aumente para assim ser cumprido o prazo de entrega da obra que é dezembro de 2013. Veja agora as obras da arena em 29/09/2012.
Para ampliar a foto abra em uma nova guia.  

Início da construção da arquibancada superior leste.












Panorâmica


TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS



12 comentários:

  1. sempre acesso seu blog para ver a arena, que bom...assim nos mantem informados, as fotos da cidade são belíssimas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado colega, sempre que posso eu estou visitando as obras da arena.

      Excluir
  2. Suas fotos são lindas! Sempre vejo no Skyscrapercity, aposto que sua camera seja uma nikon ou canon certo?

    Continue postando suas fotos, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Seria muito bom se você postasse as fotos do que foi inaugurado recentemente aqui, a rotatória do Mindu, se não me engano e também lá entre o São José, porque teve muita gente que não teve a oportunidade de ver de perto e com as imagens com certeza ficarão belas :)

    Thank you ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, na verdade hoje o que me falta é tempo, mas assim que a rotatória do Parque Dez for totalmente concluída eu faço os registros e posto aqui, ainda falta a instalação da cortina de água de 10 metros de altura que é a parte mais linda do projeto.

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog, como já tinha dito sou mineiro e sempre acompanho esse blog. Agora vc pode informar se as cadeiras serão dessas cores mesmo, pois em vários estádios a maquete é uma coisa e na real é outra. Ficou lindo essas cores espero que não seja verde, na Arena Independencia é verde e acho horrível. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ronan BH, no vídeo sobre o projeto da arena são essas cores que são mostradas, assim acredito que sejam essas mesmas que serão usadas, eu gostei muito.

      Excluir
  5. alguem sabe se a COR dos assentos da Arena vai ser VERDE em homenagem a floresta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a cor das cadeiras seja essa tonalidade de degradê entre a cor laranjada e amarela mostrado nas imagens acima.

      Excluir
  6. Vc tem algum modelo em 3d? estou precisando para fazer o projeto dos fogos de artificio, se tiver e poder disponibilizar entre em contato: leonardosantosora@hotmail.com

    ResponderExcluir